terça-feira, 14 de junho de 2011

Lulinha usa matérias de sites para apontar problemas no HGCA

 (13.06.11)

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM), em discurso na sessão da Casa da Legislativa, voltou a apontar problemas na saúde pública, enfatizando duas matérias recentes dos sites www.josenunes.com.br e www.acordacidade.com.br, que tratam do descaso dos hospitais brasileiros, sobretudo no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

A primeira nota, intitulada: “José Nunes chama atenção para a questão da Saúde Pública no País”, diz que o deputado federal proferiu um discurso a respeito da Saúde do Brasil, citando matéria divulgada do jornal A Tarde, onde é relatada a peregrinação de uma gestante que percorreu três cidades em busca de uma vaga para fazer o parto, e só no Hospital Clériston de Andrade, em Feira de Santana, após o apelo desesperado do marido, o procedimento médico foi realizado no corredor da unidade.
De acordo com a nota, “Nunes salienta que uma situação terrível como essa é uma constância em nosso país e alertou para a necessidade de votação da Emenda 29 que trata de investimentos na área de Saúde e se encontra estacionada há mais de 10 anos na Câmara dos Deputados. O parlamentar enfatizou ainda a situação dos hospitais credenciados do interior do Estado que, segundo ele, tem fechado as portas por não suportar a “injusta” tabela do SUS.
“Na minha terra, por exemplo, em Euclides da Cunha, um hospital que funcionava há mais de 38 anos fechou na semana passada, porque não aguentava mais a tabela do SUS, uma vez que o Governo paga apenas R$ 2,00 e 0,04 centavos a consulta e quando o paciente precisa ser internado, o valor é elevado em seis vezes, mas chega a apenas R$ 12,00 e 0,40 centavos, é um absurdo”, concluiu Nunes, fazendo um apelo ao Governo para que não sejam criados novos impostos visando solucionar os problemas da Saúde do País.
Por sua vez, a matéria intitulada: “30% dos servidores do HGCA estão afastados”, informa que “convidado pelo líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado José Neto do PT, o secretário de Saúde, Jorge Solla, fez uma visita surpresa nas dependências do Hospital Geral Clériston Andrade, na tarde do último dia 10. Logo na chegada uma constatação: O hospital tem 1.100 servidores e desse total 308 estão sem exercer suas funções plenamente por causa de problemas de saúde e encostados. Isso representa cerca de 30% de servidores sem trabalhar naquela unidade de saúde”.
O texto relata ainda que “Jorge Solla, que seguia para Santo Antonio de Jesus para inaugurar uma unidade de queimados,  aceitou fazer a visita. Ele e o deputado entraram pela emergência e encontraram  alguns problemas. Segundo José Neto,  havia pacientes em macas nos corredores para serem atendidos. Três pessoas aguardavam por cirurgias ortopédicas, mas não sabiam quando passariam pelos procedimentos, porque  não havia vagas disponíveis. ‘Chegar de supetão é sempre bom porque a gente ver o que está sendo feito e o que está se deixando de fazer’, afirma”.
A nota comunica também que “o secretário encontrou a unidade de pacientes neurológicos com capacidade para 64 leitos apenas com pouco mais de 20 em funcionamento. ‘O acesso ao local também não está bom. Uma equipe de técnicos vai entrar em ação já na próxima segunda-feira para melhorar a estrutura’, disse o secretário”. 
Após a leitura das matérias, o vereador Lulinha afirmou já ter feito reclamações no plenário da Casa da Cidadania a respeito do não funcionamento das enfermarias. “Há mais de um ano que nós estamos dizendo que aquela enfermaria se encontrava fechada. Poderia fazer leitos para colocar as pessoas, retirando-as do corredor”, disse.
No que tange a ida do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, ao HGCA, Lulinha assegurou que a visita não foi de surpresa como informaram. “Não foi surpresa, porque avisaram antes. Foi um corre-corre no Clériston Andrade, tentando arrumá-lo a tempo, mas não conseguiram porque o secretário pegou em flagrante”, informou. 
Com relação à unidade de queimados que o secretário inaugurou no município de Santo Antonio de Jesus, o edil disse que Feira de Santana também precisa ser contemplada com um setor especializado para queimaduras. Ele afirmou que essa reivindicação ao Estado é antiga. Para o legislador, é um injusto a segunda maior cidade da Bahia não dispor desse serviço.
No que diz respeito ao setor de emergência, Lulinha declarou: “Gente, há quanto tempo nós estamos batendo na questão daquela emergência do Hospital Geral Clériston Andrade? O deputado Zé Neto sabia disso, no entanto, só depois da repercussão que houve a nível nacional que eles tomaram as providências”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário