quarta-feira, 13 de julho de 2011

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?

Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?Eis uma frase que me inculca. Não tenho resposta sobre isto. Não sou um juiz nem um inquisidor, nem um “perfeitinho” que fica procurando chifre em cabeça de prego. Mas não consigo me livrar desse conflito. 

O chamado do Senhor para nós não é para andarmos com pessoas perfeitas. O maior forte texto que nos chama é, a meu ver, João 13: “...sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Jesus já havia amado os seus, já os conhecia. A decepção não o paralisou – ele sabia quem eles eram (Jo 2.25). Mesmo assim decidiu amar ainda, continuar amando. E mais: decidiu amar até o fim. Qual era o fim? A morte, e morte de cruz.
Esse é meu conflito. Andar com quem não tem caráter, que já comprovou isso, não é uma condição muito fácil e aceitável, mas aparentemente o amor não considera isso, e nos convoca a fazê-lo.
Estou disposto, mas... como?
Me afastei de algumas pessoas; ou melhor, não fiz algo além, não semeei um pouco mais. Andava junto com alguns, mas entendi que não havia acordo. Paulo e Barnabé se separaram, mas isto foi claramente uma atitude carnal.
Devo andar com pessoas com as quais divirjo? Não vejo problema algum em divergências. E se for por pecado? Depende se a pessoa é um pecador contumaz que não e arrepende nunca, ou se é alguém tentando erguer-se. E se for um pecador a quem desejo levar ao Senhor? Andarei para ser luz na vida dele.
E se for um líder com caráter reprovável, coração infiel e pecador sem arrependimento, que devo fazer? Cito aqui um texto relevante (2 Tm 3:5): “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”.
Posso eu usar este texto para não andar com pastores fraudulentos? Ou devo usar a Teologia do Amor para andar com estes e oportuniza-los conhecer o grande amor de Deus? Estou propenso à segunda opção... Ainda sou meio inocente, puro e utópico para crer que, no fim, A Palavra de Deus sempre prevalece, mesmo que doa em minha carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário