terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ativação do aeroporto de Feira duraria no mínimo dois anos e meio, estima representante de empresa aérea

Andréa Trindade

Representantes da empresa Azul Linhas Aéreas estiveram em Feira de Santana, na semana passada, em uma visita ao aeroporto para definir e avaliar a possibilidade de incluir a cidade na malha aérea nacional. A visita teve interferência do Secretário Nacional de Turismo, Colbert Martins e foi pleiteada pela Associação Comercial de Feira de Santana (ACFS).


De acordo com Armando Sampaio, presidente da ACFS, os representantes não assumiram nenhum compromisso com a cidade, mas demonstraram a viabilidade da cidade contar com linhas áreas a partir do momento em que o aeroporto seja recuperado e adaptado ao novo panorama da aviação brasileira.


“Quando o aeroporto de Feira foi criado, ele pretendia atender linhas regionais e naquela época os aviões usados eram menores. Uma pista de 1.500 metros era plenamente satisfatória”, disse Armando Sampaio.


Segundo ele, para que o aeroporto volte a funcionar será preciso acionar algumas medidas imediatas como ampliação da pista para o mínimo de 2.500 metros, reconstruir a pista de passageiros, que precisa de raio-x, detector de metais, esteira para bagagens e espaço para comportar no mínimo 70 passageiros sentados esperando o embarque.


Além disso, é necessário que seja disciplinado e determinado através de decreto municipal o que pode e o que não pode ser edificado no entorno do aeroporto, como por exemplo proibir a construção de prédios altos e bairros residenciais para evitar transtornos.


“Essas medidas imediatas devem ser iniciadas em parte, sobretudo pelo Governo do Estado aliado ao Governo Municipal”, afirmou.


Armando Sampaio informou ainda que a estimativa dos representantes da Azul Linhas Áreas é que caso essas medidas fossem atendidas de imediato, ainda sim seria necessário de dois e meio a três anos para que o aeroporto seja reativado.


Viabilidade de voos
Segundo os representantes da empresa aérea, uma cidade com 800 mil habitantes gera uma demanda para dois voos diários, Feira por sua vez apesar de ter mais de 500 mil habitantes, faz parte de uma macrorregião com população de cerca de três milhões. O que a torna capaz de ter vários vôos nacionais por dia com o aeroporto em plenas condições de funcionamento.

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