segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pagamento dos funcionários da Sustentare será liberado até a próxima semana, afirma advogado

Arquivo/Ed Santos - Acorda CidadeA empresa Sustentare, antiga Qualix, responsável pelo aterro sanitário de Feira de Santana, demitiu cerca de 600 trabalhadores na tarde da última quarta-feira (7). Os trabalhadores reclamam que alguns direitos trabalhistas, como o 13º salário, ainda não foram pagos. O advogado da empresa, Henrique Vacareza, afirmou que a Sustentare não decretou falência, como os trabalhadores informaram.
Segundo o advogado, a empresa não tinha como sustentar o pagamento da folha de salários sem o recebimento da prefeitura. Ele informou que está tentando junto com ao sindicato e aos trabalhadores resolver aos pagamentos que estão bloqueados na prefeitura. O advogado disse também que o pagamento será liberado até a próxima semana.
“Assim faremos o pagamento da rescisão de todos. A prefeitura se comprometeu junto com a Sustentare a honrar esse pagamento”, disse.
Sobre a informação da falta de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o advogado disse que a empresa tem todas as certidões de recolhimento do fundo. Ele afirmou que se houve algum tipo de erro, será corrido e garantiu que a empresa irá pagar todos os direitos de todos os trabalhadores.
“A empresa nunca deixou de recolher o FGTS dos funcionários. De um ano para houve alguns equívocos por causa da mudança de diretoria, mas todos serão corrigidos e pagos na íntegra. A empresa não se exime de nenhum direito trabalhista dos funcionários. Estamos trabalhando hoje para resolver a questão dos trabalhadores” pontuou.
O sindicalista Rosalvo Ferreira disse que a empresa alegou falta de dinheiro para fazer o pagamento dos funcionários.
“Eles demitiram e não têm dinheiro para pagar ao povo. Eu como defensor do trabalhador fui ao Ministério Público do Trabalho e o procurador deu a decisão que seria a gente fazer as homologações desse povo, liberando o FGTS, o seguro desemprego e as carteiras de trabalho, porém eles estão saindo sem receber nada” contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário