sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lixo e equipamentos eletrônicos largados



A população feirense precisa entender que a queima e o descarte de lixo a céu aberto são proibidos por lei. Mas a Prefeiturade Feira de Santana não faz cumprir a legislação. O Município avança com os vários pontos de lixo que são criados irregularmente em terrenos abandonados, a exemplo deste das imagens na esquina da rua Senador Quintino com a rua Alegrete.
Segundo o artigo 47 da Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), são proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos: I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos; II - lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração; III - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade; IV - outras formas vedadas pelo poder público.
Como a população deve proceder com o lixo eletrônico?
Se você quer ser ambientalmente responsável no que se refere ao seu lixo eletrônico, siga as orientações abaixo: • Exercite o consumo consciente. Antes de comprar um aparelho,
verifique se ele contém chumbo (se contiver, não compre) e se possui sistema de economia de energia (se não tiver, não compre) • Preserve recursos naturais. Durante o uso, siga as recomendações do fabricante para redução do uso de energia e aumento da durabilidade do aparelho e/ou das baterias. Não deixe os aparelhos ligados sem necessidade. • Amplie a vida útil de seu equipamento. Não se desfaça do aparelho por "modismos". Troque apenas quando realmente for impossível continuar com o que você já tem. • Responsabilize-se pelo destino de seu lixo eletrônico. Não jogue lixo eletrônico, baterias, pilhas e lâmpadas no lixo comum; guarde-o em casa ou destine aos locais certos. Entre em contato preferencialmente com instituições que possam reutilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário