sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sessão especial na Assembleia Legislativa homenageia Rádio Sociedade de Feira

O evento foi proposto pela deputada estadual e primeira-dama da cidade, Graça Pimenta (PR), que presidiu a sessão.
Ed Santos/Acorda Cidade
Uma sessão especial no plenário Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) comemorou na manhã desta quinta-feira (1), os 63 anos de Fundação da Rádio Sociedade de Feira de Santana. O evento foi proposto pela deputada estadual e primeira-dama da cidade, Graça Pimenta (PR), que presidiu a sessão.



Também estiveram presentes o superintendente da rádio, Frei José Monteiro Sobrinho; os diretores Fernando Henrique Chagas e Dílson Barbosa; o radialista e âncora do programa Acorda Cidade, Dilton Coutinho; o presidente da ALBA, Marcelo Nilo; o secretário estadual de Comunicação, Robson Almeida, representando o governo do estado; o vereador Alcione Cedraz, representado a Câmara Municipal de Vereadores; o prefeito Tarcízio Pimenta e o radialista Tanúrio Brito, além de deputados estaduais.




A deputada Graça Pimenta enfatizou em seu discurso o trabalho realizado pela Rádio Sociedade de Feira e parabenizou a emissora pelas mais de seis décadas de atuação.


“Para mim é honra muito grande, em meu primeiro mandato, prestar essa homenagem. Ouço a Rádio Sociedade sempre. Ela está presente na vida do povo feirense e baiano”, disse a deputada parabenizando também todos os membros da emissora.




Para Frei Monteiro a homenagem é justa em virtude da representação do veículo de comunicação não apenas na cidade, mas de todo a Bahia.


“Eu diria que a Rádio Sociedade não é apenas local, mas sim estadual, pela sua abrangência”, observou o superintendente ressaltando a importância da emissora.


Graça Pimenta também relatou a história da rádio e entregou ao Frei Monteiro, uma placa de homenagem pela passagem da data comemorativa. A emissora completa 63 anos de fundação no dia 7 de setembro.


A história


Em 07 de Setembro de 1948 nasce a Rádio Sociedade de Feira AM 970, a primeira emissora do interior do estado, um sonho do Sr. Pedro Matos com transmissor 250wats de potência instalado no antigo Campo do Gado, no bairro Queimadinha, enquanto a sede e os estúdios ficavam localizados no edifício Capiruna, esquina da rua Monsenhor Tertuliano com a Praça Fróes da Mota.


Na década de 50 os estúdios foram transferidos para Rua Marechal Deodoro e auditório e estúdios para a Desembargador Felinto Bastos (Antigo Cine Plaza) com seus programas de auditórios. Em 1960 foi adquirida pelos Frades Capuchinhos. Com o primeiro diretor, Frei Hermenegildo de Castorano, a emissora passou a funcionar no edifício do antigo Café São Paulo e foi aumentada sua potência para um transmissor de 1.000wats que foi instalado no bairro da Santa Mônica II e os escritórios e estúdios no Bairro dos Capuchinhos, (a cidade contava na época com 142 mil habitantes aproximadamente), onde atualmente funciona o Palácio das Comunicações.


Em 1969 um novo salto rumo à tecnologia, passando a operar com transmissor de 10.000wats, inaugurado pelo ministro das comunicações Carlos Simas. Em 1981 faz a sua primeira transmissão internacional, tendo participado das Copas da Inglaterra, Japão, Alemanha, França, Chile, Espanha, México, África do Sul e Olimpíadas de Barcelona.


A Emissora contou na sua trajetória com os diretores: Frei Aureliano de Grottamare, Frei Romoaldo de Aporá, Frei Ambrósio Lobo, Frei José João Monteiro Sobrinho, Frei Orlando Bitencourt, Frei Manoel Delson Pedreira, Frei Rutiwalter Brito, Frei Carlos Alberto da Rocha.


E em 27 de Setembro de 2006 ao comemorar 58 anos é uma das pioneiras no Brasil a ingressar na Era Digital do Rádio, inaugurando seu novo estúdio, equipamentos e transmissor, Tendo sido criada também a RBRRede Baiana de Rádio com as emissoras: Rádio Sociedade Am, Rádio Princesa Fm, Rádio Andaiá FM, Rádio Alvorada Am e São Gonçalo AM, na gestão de Frei José Monteiro Sobrinho, Dílson Barbosa Campos e Fernando Henrique Batista Chagas.


Sempre a serviço da pátria e da religião, desenvolveu ao longo de sua historia diversas campanhas comunitárias, educativas e sociais, acompanhando a história.E participando dos principais acontecimentos da cidade, Bahia, do Brasil e do Mundo, com absoluta imparcialidade e liderança.


Parabéns Rádio Sociedade de Feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário