quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Moradores impedem entrada de ônibus no complexo de Sauípe

Evandro Veiga/CorreioDiante do surto de meningite registrado no Complexo Hoteleiro de Costa do Sauípe, moradores de Porto de Sauípe, distrito de Entre Rios, a 134 km de Salvador, fizeram um protesto na tarde desta terça-feira (13). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os manifestantes impediram a entrada de ônibus com funcionários no complexo.


O protesto foi pacífico, mas os moradores prometeram fazer uma nova manifestação no próximo sábado (17). No início da tarde de segunda-feira (12), eles haviam fechado uma das pistas que acesso ao distrito e muitos moradores circulavam com máscaras.


Três pessoas morreram e outras quatro foram hospitalizadas com meningite do tipo C em Costa do Sauípe esta semana, segundo confirmou no domingo (11) a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O primeiro caso foi registrado no dia 4 de setembro e todos eram funcionários do complexo hoteleiro.
As sete vítimas trabalhavam em dois hoteis no Complexo de Sauípe. Uma das vítimas do surto, internada na UTI em estado grave, começou a apresentar leves melhoras nesta terça-feira (13), segundo informações da Sesab.
O estado de saúde das outras três pessoas também apresenta melhorias, e elas seguem internadas no Hospital Couto Maia, localizado no bairro Mont Serrat.
Sauípe Folia
Apesar da primeira morte ter acontecido na quarta-feira (7), a Sesabconfirmou o surto da doença neste domingo (11). Todas as vítimas eram funcionárias do complexo hoteleiro, onde aconteceu a festa Sauípe Folia.
Segundo informações da assessoria do evento, a organização só foi informada sobre o surto da doença e as duas primeiras mortes no sábado (10) pela tarde, último dia da festa.
Representantes discutem ações
Na manhã desta terça-feira (13), empresários do Complexo Hoteleiro de Sauípe, o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, o Secretário de Turismo Domingos Leonelli e os representantes da Vigilância Epidemiológica se reuniram para discutir ações contra o surto de meningite.
Segundo o secretário Jorge Solla, o surto estaria controlado, e mais de 1800 pessoas que teriam entrado em contato com os funcionários do hotel receberam a aplicação de antibióticos. O surto estaria controlado, e os suspeitos de contágio também estão sendo monitorados. Ainda assim, alguns turistas cancelaram a estadia com medo da doença.
Durante a reunião, os empresários também discutiram a possível antecipação de uma ação que estava sendo pensada para a Copa do Mundo de 2014: vacinar até 12 mil pessoas ligadas ao turismo em Sauípe contra diversas doenças, incluindo a meningite. Não há previsão de quando a vacina poderá ser disponilizada. (Correio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário