segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto que obriga shopping e hipermercado fazer cobertura de estacionamentos causa polêmica na Câmara

Projeto que obriga shopping e hipermercado fazer cobertura de estacionamentos causa polêmica na Câmara (17.10.11)Está causando polêmica um projeto de lei de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus que dispõe sobre normas para estacionamentos privados de automóveis em Feira de Santana. A matéria entrou em discussão na sessão da última segunda-feira (17) da Câmara Municipal, mas acabou sendo adiada. Antes de ser aprovado o adiamento, houve calorosa discussão entre o autor da proposta e o vereador Marialvo Barreto.
O projeto determina que os shoppings e hipermercados, localizados no município, terão que instalar cobertura para o estacionamento de veículos dos seus clientes, além de oferecer manobristas e orientadores. Luiz Augusto observa que uma lei anterior e em vigor já obriga as empresas a assegurar o profissional manobrista nos estacionamentos.
Contrário à proposição, Marialvo afirmou que em supermercados, não é comum a figura do manobrista. “Nunca ouvi falar em manobrista nesses estabelecimentos”, afirmou. Quanto à cobertura, o próprio Lulinha apresentou uma emenda determinando que as empresas precisariam cobrir 70% de seus estacionamentos, em vez da totalidade dos espaços.
“A cobertura atingindo um percentual das vagas já seria suficiente, pois é necessário reservar uma área para a arborização”, acredita. Ele teme que as empresas passem a construir um “telhadão” em lugar de árvores. Disse que foi procurado por representantes da área de meio ambiente para tratar do projeto. “O pessoal do meio ambiente negociou comigo, realmente, e eu apresentei a emenda”.
O vereador Luiz Augusto observa que a cobertura dos estacionamentos pode ser feita através de arborização ou outro meio. Quanto ao manobrista é opcional para o cliente. “Se ele necessitar pede o auxílio e aí, a empresa tem que dispor do serviço”.
A vereadora Eremita Mota de Araújo, vice-líder da bancada governista, pediu adiamento de pauta do projeto, por três sessões, argumentando que gostaria de conversar com o líder Maurício Carvalho. “Creio que é interessante um debate fora do plenário, sobre essa matéria, para que possamos firmar uma posição”. O adiamento foi aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário