segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uva tem propriedades que protegem o organismo contra o câncer

DivulgaçãoPesquisas comprovam que a uva tem propriedades que protegem o organismo contra o câncer e combatem o envelhecimento. Para aproveitar todos os benefícios, é preciso comer a casca e, se possível, a semente também.
A uva verde contém mais catequina. “Uma substância antioxidante também, mas que tem estudos mostrando que acelera um pouco o metabolismo”, explica Ana Paula Fidéls, nutricionista.
Quanto mais escuras, mais flavonóides e resveratrol. Os poderosos antioxidantes aumentam o colesterol bom, diminuem o ruim e protegem contra doenças cardíacas, cânceres e envelhecimento precoce.
O resveratrol tem um antioxidante forte que diminui a formação de celulite e ajuda a tonificar o músculo, diminuir a fadiga causada pelo exercício extenuante. “Tem alguns estudos que mostram a melhora da concentração na escola”, afirma a nutricionista.
Pesquisas recentes comprovaram que o resveratrol auxilia também no controle hormonal. “O ideal é consumir com a casca, porque as substâncias estão presentes na casca, principalmente o resveratrol. Então tem que mastigar bem a casca”.
A uva é também uma aliada do verão. Ela é refrescante e possui substâncias que protegem contra os raios ultravioletas. Um copo de suco toda manhã ajuda a pele a ficar mais bonita.
É na semente da uva que encontramos as substâncias protetoras em maior quantidade. “A semente também é rica e magnésio, zinco e cálcio. A gente precisa mastigar a semente para ter a composição correta. A gente não tem enzimas que digerem a semente”.
Quinze uvas pequenas ou oito grandes têm cerca de 60 calorias. Um copo de suco tem 120 calorias. “Ela tem o resveratrol, que melhora a glicemia. Ela vai melhorar também a absorção de gordura e com isto a perda de peso. O suco tem mais resveratrol. preferência ao suco orgânico, porque o suco orgânico não vai ter o agrotóxico. Então a gente vai conseguir ter esta substância anti-inflamatória, antioxidante em maior quantidade”.
Quem sofre de úlcera, gastrite ou candidíase crônica deve evitar ou comer uva com moderação.
Aprenda a fazer smoothie de uva
- 1 xícara de uvas sem sementes (congeladas)
- 1/2 copo de suco de uva
- 2 colheres de leite em
Modo de preparo: Bata no liquidificador até chegar a uma consistência cremosa.

Um comentário: