segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Registrados 51 casos de coqueluche em Feira de Santana

51 pessoas de Feira de Santana foram diagnosticadas com coqueluche até o último dia 24, segundo dados registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ao todo foram notificados 178 casos da doença, mas a maioria não foi confirmada. A coqueluche é doença infecciosa causada por bactéria que resulta em manifestações respiratórias.
As vacinas contra a doença estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF). Causada pela Bordetella Pertussis e B. Parapertussis, a coqueluche é causada por meio de gotículas e aerossóis de saliva e, no organismo, lesa os tecidos da mucosa. Seu período de incubação varia entre cinco e vinte e um dias. Em 2010, apenas oito casos de suspeita foram notificados, mas não houve nenhuma confirmação.
Preocupada com a situação, a primeira dama feirense e deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta que a vacinação é a única forma de evitar a doença.
“É preciso que pais e responsáveis levem suas crianças para serem vacinadas contra a doença o mais rápido possível, para que o número de pessoas acometidas não cresça”, salienta a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário