segunda-feira, 20 de junho de 2011

Angelo defende ampliação do aeroporto de Feira de Santana

O vereador Angelo Almeida (PT), em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20), defendeu mais uma vez a ampliação do Aeroporto João Durval Carneiro, destacando um artigo de sua autoria, intitulado: “Feira, o necessário aeroporto e a socialização do transporte aéreo na Bahia”.
Angelo defende ampliação do aeroporto de Feira de Santana (20.06.11)
Segundo o texto, “pesquisa recente encomendada pela Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, apontou a explosão do transporte aéreo como opção de viagem para o povo brasileiro. Na região Nordeste o impacto é grande, cinco milhões de pessoas viajaram usando esse meio de transporte em 2002; em 2010, houve um salto e foram registrados 12,3 milhões de usuários”.
O petista informa que sessenta milhões de pessoas viajaram em ônibus interestaduais em 2002, enquanto em 2010 esse número caiu para 49 milhões. “Já por via aérea saímos de 30 para 66 milhões, entre 2002 e 2010. E mais, no último mês de fevereiro, pela primeira vez em nosso país, mais pessoas viajaram de avião do que de ônibus”.
Na opinião dele, “à sociedade, e, principalmente, ao estado, cabe um novo olhar para o sistema de transporte que ganha a preferência do nosso povo. Ou o Estado acompanha e compreende com celeridade necessária essa mudança, ou pagaremos caro pela demora nesse entendimento”.
O legislador acrescenta: “Feira de Santana, por posição estratégica já conhecida por todos, clama às autoridades que despertem para o aprofundamento em estudos, pesquisas e, lógico, vontade política. A observância de diversos pontos de convergência que apresentam indicativos a necessária opção por Feira – queira como aeroporto alternativo à Salvador, queira como terminal regional de transporte aéreo – é uma realidade. Realidade esta que já foi apontada pelos mais diferentes segmentos técnicos e especializados como ANAC, INFRAERO, Aeronáutica, órgãos e entidades ambientalistas”.
Angelo observa que “não serão as dificuldades inerentes as restrições de área necessária para ampliação do aeroporto de Salvador, ou a cruzada ambiental travada pelos bravos diretores da Universidade das Dunas – que lutam pela preservação de quase cinco milhões de metros quadrados de dunas e restingas –, os únicos pontos que devem favorecer esse despertar por Feira de Santana”.
Para o legislador, Além de tudo isso, está evidente que a tendência apontada indica que para a consolidação da universalização do transporte aéreo, é necessário que o Estado crie as condições para que os benefícios que acompanham esse tipo de transporte cheguem a essa nova camada social de forma mais democrática”.
Otimista com administração estadual, o edil declara: “confiamos na sensibilidade política e social do Governador Jaques Wagner que, percebendo essa nova realidade, que representa a socialização do transporte aéreo em nosso estado, terá a oportunidade de comandar a consolidação de Feira de Santana como importante centro regional de captação e distribuição de passageiros e cargas aéreas”.
Segundo o petista, o Governador já demonstrou aos baianos que é homem aberto ao dialogo, ao bom debate, aos argumentos e ao convencimento. “O que não pode nos faltar, neste importante momento, é planejamento estratégico, pesquisas, estudos, projetos, capacidade de entendimento e interlocução. Para isso é necessário também uma administração pública municipal que seja capaz de enxergar além do horizonte!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário