quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aprovado projeto que cria Região Metropolitana de Feira de Santana

A sessão foi realizada no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim. Feira de Santana e mais cinco municípios baianos possuem as características necessárias para compor a Região Metropolitana do Território de Identidade Portal do Sertão.
 

 



SecomFoi aprovado nesta quinta-feira (16), durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS).

A  sessão foi realizada no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira,  com a participação de  Deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais, vereadores, além de lideranças, profissionais da imprensa e comunidade em geral.
O evento  foi o primeiro  do projeto denominado Sessão Itinerante, que vai levar encontros do Poder Legislativo ao interior da Bahia. A iniciativa visa estreitar a relação entre o poder público e a comunidade.

Deputados da oposição como Targino Machado e Carlos Geilson, inicialmente se posicionaram   contra a criação da RMFS, sob o argumento de que a relação de município integrados deve aumentar de seis para 16, mas acabaram votando a favor se comprometendo a lutar pela ampliação. O único voto contrário foi do deputado Luciano Simões, do PMDB.O líder governista, deputado  Zé Neto, afirmou que  no futuro haverá a ampliação da Região Metropolitana.
Feira de Santana e mais cinco municípios baianos (Conceição da Feira, Tanquinho, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues e São Gonçalo dos Campos) possuem as características necessárias para compor a Região Metropolitana do Território de Identidade Portal do Sertão, da qual Feira é a cidade pólo por ser a segunda maior do estado.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), a grande força da região metropolitana é política  e não administrativa.
“Região metropolitana de Feira de Santana significa que, Feira será o centro de uma região com a mesma cultura, força política, econômica e que fala pelos municípios que representa”, explicou.

O Projeto de Lei (PL) é uma luta antiga do ex-deputado Colbert Martins, atual secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário