quinta-feira, 21 de julho de 2011

4ª Mostra de Saúde e Meio Ambiente movimenta colégio Gastão Guimarães

Ney Silva/Acorda CidadeO Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG), iniciou nesta quarta-feira (20) e prossegue nesta quinta-feira (21), a 4ª edição da Mostra de Saúde e Meio Ambiente. O colégio conta com o apoio de academias de ginástica, de clínicas, da UEFS e da Prefeitura entre outras instituições. Estão sendo oferecidos vários serviços destinados aos próprios estudantes e aos professores, além de palestras sobre sexualidade, álcool e drogas.

A vice-diretora do turno noturno da instituição, Ivana Batista, informou que o objetivo do evento é socializar e integrar a comunidade escolar. "Quando os alunos interagem entre si e com os professores conseguem enriquecer seus conhecimentos", afirma.


Na opinião dela, a iniciativa do colégio faz com que a educação seja diferenciada e quando isso acontece o aluno percebe que o conhecimento pode ser socializado e cria-se a necessidade de se aprender por prazer.


A estudante Juliana Dias atua na coordenação do estande sobre questões referentes ao respeito às diferenças. Segundo ela, é um assunto muito interessante porque no próprio Gastão Guimarães há problemas de desigualdades sociais e indiferenças. "Temos colegas cadeirante, surdos e mudos e aqui estamos mostrando que temos que ter um olhar de respeito porque eles fazem parte da sociedade", afirmou.


Ingridh Silva, que cursa o 3º ano do ensino médio, está trabalhando no estande sobre alimentação natural. Segundo ela, a 4ª Mostra de Saúde e Meio Ambiente tem grande importância para o aprendizado. Ela e os demais colegas estão dando orientações aos visitantes sobre alimentação à base de frutas e verduras.


A estudante explica que os alimentos naturais como frutas e verduras são ricos em proteínas, ferro e cálcio e que o uso constante deles faz com que as pessoas deixem de usar alimentos industrializados principalmente salgadinhos e outros que tem gordura saturada.


Dois estandes da mostra despertaram a atenção dos estudantes. O de Ornitologia (Ciência que estuda as aves) e o de animais peçonhentos (venenosos). Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana apresentam aos estudantes uma variedade de cobras, aranhas, escorpiões entre outros e mostram os que têm ou não veneno.


No outro estande de ornitologia alguns pássaros silvestres eram mostrados aos alunos que perguntavam bastante sobre o comportamento deles. Até uma casa de João de Barro foi levada para o local.


O diretor do IEGG, Marcos Pereira, estava bastante satisfeito com o resultado do evento no primeiro dia. Ele fez questão de agradecer o apoio de instituições da cidade de Feira de Santana e ressaltou a colaboração de alunos, professores e de pessoas da comunidade que sempre estão dispostas a contribuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário