quinta-feira, 28 de julho de 2011

Secretaria confirma 116 novos casos de tuberculose em Feira de Santana este ano

Divulgação
O Programa de Controle de Tuberculose, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, registrou 116 novos casos da doença de janeiro a 20 de julho deste ano, em Feira de Santana. Como o tratamento da tuberculose dura seis meses, cinco pacientes receberam alta por cura, quatro óbitos foram registrados e dois pacientes foram transferidos para outros municípios, devido a mudança de endereço.

De acordo com a enfermeira do Programa, Yvoneide do Carmo Silva, 105 pacientes continuam em tratamento. “Eles estão sendo acompanhados e comparecem mensalmente as consultas, quando passam por avaliação e recebem os medicamentos que serão utilizados ao longo do mês”, explica.

Segundo a enfermeira, os pacientes contam também com o apoio do Serviço Social. “A equipe do setor é responsável por dar assistência necessária ao paciente, que pode ter o direito de receber cesta básica e vale transporte, principalmente porque muitos são afastados do trabalho por determinado período. O assistente social também viabiliza para o paciente o agendamento de consultas”, informa.

Yvoneide Silva observa que a rede básica de saúde está devidamente estruturada para atender a demanda. “A cada ano são registrados, em média, trezentos novos casos de tuberculose. Mas a rede está preparada para receber todos esses pacientes”, avalia. Ela alerta para os sintomas da doença.“Quem apresentar tosse por mais de três semanas e, associado a este quadro, cansaço, febre, emagrecimento e suor noturno, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, adverte.

O Programa de Controle de Tuberculose é disponibilizado no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, localizado na rua Germiniano Costa. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, a tuberculose atinge a cada ano 9,2 milhões de pessoas no mundo e causa 1,7 milhões de mortes anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário