quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vereador cobra investimentos do Estado no HGCA

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Ailton Araújo Rios – Mô (PSDB), em pronunciamento na sessão legislativa, criticou a morosidade na autorização de procedimentos cirúrgicos e a falta de leitos para internação no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O edil cobrou providências urgentes por parte do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, para amenizar a longa fila de espera.


Na sequência, o vereador relatou mais um triste fato com relação a procedimento cirúrgico.  Ele contou que, na semana retrasada, uma senhora de 82 anos ficou também impedida de fazer uma cirurgia no fêmur, porque não havia vaga nos leitos de internação do Hospital Clériston Andrade. “Chegou também uma senhora dizendo que o filho dela se encontrava na sala cirúrgica para fazer uma cirurgia. Conforme frisou, ele já estava tomando soro, porém, no momento da cirurgia, o médico disse que não poderia realizar o procedimento, porque não havia um local para colocar o paciente”.
O edil contou também que se deparou com outra situação constrangedora no HGCA. “Fui abordado pelo senhor Reinaldo, que se mostrou muito nervoso, naquele momento, em decorrência de uma situação que aconteceu com a sua esposa, a senhora Edicléia. Ela internou-se no Clériston, no dia 18 de maio, para dar à luz um bebê. Estava sendo acompanhada pela equipe médica, porém, na quarta-feira, foi constatado que seu filho, infelizmente, estava morto”, lamentou.
Por conta desse fato, Mô disse que o pai ficou desesperado e, a enfermeira com medo de sofrer uma agressão, tentou fazer com que os seguranças tirassem o rapaz do local. “Eu pedi que ele ficasse calmo e o conduzi à Diretoria Médica, para que pudesse ouvir as explicações da diretora, mas infelizmente, ela não se encontrava. No dia seguinte, fui novamente ao local para ter acesso à direção. Marcamos para quinta-feira, uma visita da Comissão de Saúde, com o objetivo de ouvir as instâncias que estão acompanhando este caso. Queremos ter acesso ao prontuário, para realmente saber o que houve”, afirmou. Segundo o edil, o esposo afirma que houve negligência médica.
Para Ailton Mô, é preciso que o secretário de Saúde tenha mais sensibilidade e amor às pessoas. “Nós sabemos que o Governo do Estado fez investimentos no HGCA, mas foram poucos. Foi construído o Hospital Estadual da Criança, uma obra importantíssima para nossa cidade, mas será que não sabiam de que os setores mais nervosos do Clériston Andrade (Emergência e Clínica Cirúrgica) precisavam também de passar por ampliação?”, questionou, sugerindo aos órgãos competentes que aproveitem a área do Anexo do HGCA para construção de novos leitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário