segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bando invade centro de Feira para anunciar Festa de Santana

                                                                              Com alegria, irreverência, música, dança e brincadeiras o Bando Anunciador da Festa de Santana antecipou as comemorações dedicadas à padroeira de Feira de Santana para este domingo (3). Avenidas, ruas e becos do centro da cidade foram tomados pela população, por quase toda a manhã.

O Bando é a parte profana da festa católica que acontece de 17 a 26 de julho. Trata-se de um antigo movimento popular que foi proibido no final do século passado por Dom Silvério Albuquerque, então bispo da cidade, e passou alguns anos sem existir. Em 2007, foi resgatado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte.

“O nosso objetivo é retomar uma tradição que estava esquecida e há cinco anos estamos mostrando que é possível fazer esta festa, com muita alegria e cada vez maior. A edição 2011 foi melhor que a 2010 e a de 2012 será ainda melhor que as duas”, afirmou o reitor da Uefs, José Carlos Barreto.

Para o deputado estadual feirense Carlos Geilson (PTN), o Bando Anunciador é um meio de resgate e valorização da cultura de Feira. “Um movimento inclusivo, com todos salvaguardando as nossas tradições. A Uefs, através do Cuca, está de parabéns pela iniciativa. Desde que foi retomado, a cada ano o Bando conta com mais pessoas para anunciar a Festa de Santana”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário