terça-feira, 30 de agosto de 2011

Centro Cardiológico de Feira de Santana não vai funcionar como pronto socorro

A cirurgiã cardiovascular, Ivana De Lamonica, informou que serão realizados procedimentos como cirurgias cardíacas, ponte de safena, mamárias, troca de válvulas.
Ed Santos/Acorda Cidade | Instituto Nobre de Cardiologia
O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde credenciaram o Instituto Nobre de Cardiologia ao Sistema Único de Saúde (SUS). O valor do convênio assinado na última sexta-feira (26), em Salvador, é de mais de aproximadamente R$300 mil por mês e vai beneficiar milhares de pessoas de Feira de Santana e região.


De acordo com a diretora administrativa, Sandra Peggi, o instituto cardiológico está atendendo pelo SUS, desde a sua inauguração, graças a um convênio assinado pelo secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla. “O secretário assinou um contrato provisório para que a Santa Casa prestasse os serviços de alta complexibilidade cardiovascular, que são os procedimentos de cateterismo, angiologia e cirurgia cardíaca”.

Emergência

De acordo com ela ficou claro no contrato, que os pacientes antes de se encaminharem para o Centro Cardiológico, devem passar por alguma porta de referência. “Na maioria dos casos seria o Hospital Geral Clériston Andrade ou alguma policlínica da cidade. O paciente que necessitar de algum tipo de procedimento tem que entrar numa fila da central de regulação, que vai definir para onde esse ele será destinado”.


Ela ressaltou que todos os procedimentos serão realizados via central de regulação. “Isso é importante para que fique claro e as pessoas não pensem que existe um Pronto Socorro cardiológico no Hospital Dom Pedro de Alcântara”. De acordo com ela, serão realizados por mês entre cateterismo e angioplastia 12 procedimentos e 15 cirurgias do coração.


A cirurgiã cardiovascular, Ivana De Lamonica, informou que serão realizados procedimentos como cirurgias cardíacas, ponte de safena, mamárias, troca de válvulas. “Esses são procedimentos que precisam ser feitos dentro de um centro cirúrgico”, disse. Ela explicou cada procedimento.


Ponte de safenaquando indicação por obstrução das artérias que levam sangue ao coração.

Troca de válvula quando o paciente tem algum problema que uma deformidade originada no nascimento, ou após várias infecções recorrentes devido a febre reumática, ou quando na idade avançada a válvula está debilitada.

Cateterismo - é realizado quando o paciente enfartou e é necessário que se faça o diagnóstico no local desse infarto.

Angioplastia - é um tratamento feito após o cateterismo para identificar o local da obstrução. Esse procedimento é feito para abrir a lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário