segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza aparelhos auditivos

Ney Silva/Acorda Cidade | Diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas
Pessoas com deficiência auditiva podem adquirir gratuitamente um Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em Feira de Santana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza mensalmente 111 unidades do aparelho, através da clínica Otorrinos (credenciada ao Sistema Único de Saúde). No período de junho de 2010 a maio deste ano, 1.334 pacientes foram contemplados com um dos modelos de AASI.

De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, para ser beneficiado com o aparelho auditivo, o paciente deve, inicialmente, ser referenciado pela unidade de saúde do seu bairro. “O clínico da unidade solicitará a consulta com o otorrino e ela será agendada pela Central Municipal de Regulação. Após a consulta, o paciente deverá ser submetido à audiometria, exame que detecta o grau de surdez. Tanto a consulta quanto o exame são realizados na Otorrinos”, explica.


Na mesma clínica, o paciente será acompanhado por assistentes sociais e psicólogos e retorna ao otorrino após receber o exame da audiometria. “É nesta segunda consulta que o otorrino avalia a audiometria e solicita o aparelho adequado para atender as necessidades daquele paciente. O prazo estimado para a entrega do aparelho é de seis meses”, afirma Gilberte Lucas.

Ela destaca, ainda, os benefícios que os AASIs oferecem aos portadores de deficiência auditiva. “Os aparelhos auditivos servem para captar e ampliar sons, proporcionando ganhos acústicos que ajudam os portadores na vida familiar, na escola ou no trabalho”, ressalta, acrescentando que “após a aquisição do aparelho, manutenções são realizadas regularmente na mesma clínica”. As informações são da Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário